sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Descobrindo profissões: Gestão de Pessoas.

Continuando esse projeto que começou semana passada com a participação especial do Luh Maia do blog Luoucuras (se você não viu o post clica aqui).

Eu tenho a honra de dividir com vocês as informações e dicas de um amigo muito querido, estava conversando com ele outro dia e comentei do blog e desse projeto, ai eu me lembrei que ele tinha se formado, mas eu não sabia em quê, quando ele me falou eu fiquei boiando total, porque eu nunca tinha escutado falar nesse curso, então colocar essa ideia em prática, me fez perceber que tem muita coisa legal por ai e as vezes a gente nem sabe.


Primeiro quero agradecer a participação do Emerson Nascimento nesse projeto, muito obrigado pipoquinha, kkkk. Eu conheci o Emerson no colégio, fizemos o segundo grau juntos e somos amigos desde então, ele tem 24 anos e trabalha em gestão de Call Center em uma empresa que segundo ele está entre as três maiores do ramo de "relacionamento com o cliente", e hoje é uma das maiores empregadoras do Brasil, eu mesmo conheço umas 5 pessoas que trabalharam lá.

Ele adora viajar e ama dirigir (queria ver se ele morasse em SP, kkkk). Sair com os amigos, curtir um cinema e ir há bons restaurantes são as opções que ele tentar aproveitar sempre que tem um tempinho. Adora música, e segundo ele quase tudo o que faz tem música envolvida... Já com a leitura, tsc, tsc,... Não era tão envolvido assim, mas disse que hoje tem se dedicado mais (quero ver em). Ah! e como ele adora velocidade, tem uma coleção de carros em miniatura e disse que morre de ciumes dela.

Bom mas vamos ao que interessa, repeti algumas as perguntas da entrevista passada, porque achei que elas englobavam bem o assunto.

1- Qual a tua formação?


- Conclui no final de 2011 a minha graduação em Gestão de Pessoas pela Faculdade Nordeste – Fanor. Pra mim foi o inicio de uma carreira que ainda tenho muito a trilhar.

2- O que te motivou a escolher essa carreira, e porquê?

- Bem, confesso que me interessei pelo curso pois através dele, eu poderia ter um diferencial a mais em uma seleção interna que futuramente iria ocorrer na empresa. Acreditava que com a experiência do curso, a promoção seria certa. Não foi fácil, mas aconteceu o que eu previa!

3- O que você mais achou de interessante no seu curso?

- Quando eu iniciei o curso, de imediato me apaixonei pelo conteúdo, práticas, conceitos, e ferramentas que nos auxiliam na atividade de gestor, principalmente o de pessoas, pois gerir pessoas não é nada fácil, você deve amar essa carreira acima de tudo. Muito interessante o estudo de comportamento organizacional, treinamento e seleção por competência, psicologia aplicada, entre outros. É um mundo fantástico!

4- Existe uma boa aceitação no mercado de trabalho?

- Bastante. Hoje o mercado de qualquer que seja o ramo, procura por esses profissionais, até porque o mercado está escasso de gestores preparados e com competência suficiente pra transformar seus resultados, “virar o jogo”. Mas infelizmente existe também o outro lado, de empresas que ainda vivem de forma arcaica e pensam que pessoas não precisam ser cuidadas, geridas, desenvolvidas para o próprio sucesso da companhia e assim não investem em seu pessoal, e muito menos em seus gestores.

5- Quais as áreas de atuação?

- Tudo envolve gestão de pessoas. Hoje o profissional dessa área pode atuar em Recursos Humanos, Gestão Empresarial, em áreas de Planejamento, áreas Gerenciais, áreas exclusivas de Treinamento e Desenvolvimento, entre outras.

6- Que dicas você daria pra quem está pensando em seguir uma carreira nessa área?

- É uma área que está em constante crescimento, ainda tem muitos desafios pela frente, pois as empresas estão percebendo que seu maior valor são as pessoas, e que elas precisam ser desenvolvidas para o sucesso da própria companhia. Nos próximos anos no Brasil, esse profissional será indispensável em toda e qualquer empresa que deseje sobreviver no mercado, pois esse será o seu diferencial.
Caso você queira realmente conhecer mais sobre a profissão do gestor de pessoas, busque informações na internet em sites da área, livros de autores como Chiavenato, ou mesmo em sua escola. Última dica, caso se identifique e se optar em seguir sua carreira nas trilhas da gestão de pessoas, tenha admiração e ame sua função e atuação, pois é uma arte gerir pessoas e ver seus resultados futuros.

PS- Ai gente amei essas informações, muito, muito, muito obrigado Emerson pela colaboração. 
Espero que vocês tenham gostado, e continuem comentando, se tiverem sugestão de profissões podem deixar nos comentários.
bjuxxx.

2 comentários:

  1. Emerson Nascimento25/1/13

    Eu que amei ter participado desse seu projeto e contribuido de alguma forma. Obrigado e bjos amiga. Sucesso no blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitooo obrigado querido, te devo essa. bju e valeu.

      Excluir

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...